sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quarta-feira de Cinzas


Olá amiguinhos, hoje a Igreja celebra a quarta-feira de Cinzas. Na Missa recebemos em nossa testa uma cruz feita com as cinzas, lembrando que precisamos ser humildes e sempre procurar melhorar o que não é bom em nossa vida e em nosso coração. As cinzas também nos lembram que "do pó viemos e ao pó voltaremos" (Gn 3,19). Neste dia iniciamos um novo tempo na Igreja, a Quaresma, que nos prepara para vivermos bem a grande festa da Páscoa. E o convite para todos nós no tempo quaresmal é este: “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Peçamos e Jesus que nos ajude a  viver bem essa Quaresma, respeitando o papai, a mamãe, o vovô, a vovó, todas as pessoas mais velhas e os coleguinhas.
 




Não podemos nos esquecer que hoje também começa a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema: "Eu vim para Servir". 


                Deus abençoe vocês!!!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

QUEM É DE DEUS PODE BRINCAR O CARNAVAL?


Você já fez essa pergunta?

O carnaval é uma festa popular que começou lá na antiguidade, na Grécia e Roma Antiga.
Como o cristianismo nasceu por aqueles lados e os cristãos romanos gostavam de uma festa (lembra da romaninha Santa Cecília, a padroeira da música?!), não acabaram com festas como o carnaval, só deram uma “mudadinha” nelas…
Ao longo dos séculos, os cristãos substituíram o que era pecado nas festas, tipo as bebedeiras, por torneios esportivos, festivais de teatro. Acabaram com as homenagens aos deuses e substituíram pelos festejos do Natal, Ano Novo, Reis, etc.

Êi… o carnaval que a gente vê por aí tá mais pra festa pagã… Você não acha?! Cadê nós cristãos pra fazer a diferença?

Os Amigos de Jesus podem brincar o Carnaval?

Depende de como… Você sabe o que magoa Jesus no carnaval? Ver as pessoas que Ele ama tanto, prejudicando a saúde com bebidas e as drogas. Ou manchando a alma com o pecado.
Maaaaaaaas… cantar, dançar, fazer festa a gente pode! Porque nosso Deus é feliz e nos quer felizes.

São Felipe Neri disse: “Devemos combater a tristeza, não a alegria. Longe de mim, o pecado e a tristeza!”

Existem muitas festas, como nos retiros de Carnaval (aqui na Canção Nova a gente sempre faz), com muita alegria, que podemos participar. Cabe a cada um, conforme a sua consciência, escolher de que lado da festa quer estar. Não basta ser cristão, é preciso testemunhar!

                                                                                                                  Cecy Cony
Curiosidade

A palavra “carnaval”, expressão do latim “carnem levare” significa “adeus, carne!”, já que a festa acontece antes da quaresma, que é tempo de jejum e penitência, tempo onde ficamos sem comer carne e oferecemos o sacrifício. Pra nós isso pode ser moleza, mas para os romanos daquele tempo acho que não, rendeu até o nome da festa.

Eu conheço muitas pessoas que na quaresma deixam de comer chocolates, beber refrigerante e é legal, porque fazem um sacrifício sem sacrificarem a sua saúde. Algumas amiguinhas do Céu brasileiras brincavam o Carnaval, tipo a carioca Odetinha. Tem também a gauchinha Cecy Cony.

Festa da Igreja: Cinco Chagas de Jesus






A Chaga do Pé Esquerdo:
Santíssima Chaga do pé esquerdo de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, ver-Vos sofrer aquela pena dolorosa.
Vos dou graças, Oh! Jesus de minha alma, porque haveis sofrido tão atrozes dores para deter-me em minha carreira ao precipício, sofrendo-Vos a causa dos pulsantes espinhos de meus pecados.
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade para ressarcir meus pecados, que detesto com sincera contrição.

A Chaga do Pé Direito:
Santíssima Chaga do pé direito de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida, por aquele amor que sofreu tão atrozes dores, derramando sangue para castigar meus desejos pecaminosos e andadas em pró do prazer.
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade, e peço a graça de chorar minhas transgressões e de perseverar no caminho do bem, cumprindo fielmente os mandamentos de Deus.

A Chaga da Mão Esquerda:
Santíssima Chaga da mão esquerda de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena.
Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida, porque por vosso amor me haveis livrado a mim de sofrer a flagelação e a eterna condenação, que tenho merecido por causa de meus pecados.
Ofereço ao Eterno Pai, o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade e suplico me ajude a fazer bom uso de minhas forças e de minha vida, para produzir frutos dignos da glória e vida eterna e assim desarmar a justa ira de Deus.

A Chaga da Mão Direita:
Santíssima Chaga da mão direita de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão dolorosa pena.
Vós dou graças, Oh! Jesus de minha vida, por ter-me acumulado de benefícios e graças, e isso a pesar de minha obstinação no pecado.
Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor de vossa santíssima Humanidade e suplico me ajude a fazer tudo para maior honra e Glória de Deus.

A Chaga do Sacratíssimo Peito:
Santíssima Chaga do Sacratíssimo Peito de meu Jesus, Vos adoro.
Me dói, Bom Jesus, de ver-Vos sofrer tão grande injúria.
Vós dou graças, Oh! Bom Jesus, pelo o amor que me tendes, ao permitir que Vos abrissem o peito, com uma lançada e assim derramar a última gota de sangue, para redimir-me.
Ofereço ao Eterno Pai esta oferta e o amor de vossa santíssima Humanidade, para que minha alma possa encontrar em vosso coração transpassado um seguro Refúgio. Assim seja.

Sagrado Coração de Jesus eu confio e espero em vós.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015